Giacoia assume a Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O procurador de Justiça Gilberto Giacoia foi empossado nesta quarta-feira (8), no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). A posse, com a presença de poucas autoridades e integrantes da instituição, em função das medidas de prevenção à transmissão do coronavírus, foi transmitida por videoconferência do plenário da sede do MPPR em Curitiba.
Giacoia substitui o procurador de Justiça Ivonei Sfoggia, que conduziu a instituição nos últimos quatro anos. Candidato mais votado pelos membros do MPPR, ele foi eleito para o cargo com 595 votos, em eleição realizada no dia 13 de março. A gestão de Giacoia vai até 2022.

Participaram da posse o governador Ratinho Junior, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Novo futuro – Ratinho Junior enfatizou a atuação do MP-PR diante da pandemia do novo coronavírus. O órgão tem disponibilizado orientações aos municípios para manutenção do isolamento social e cuidados com as populações mais vulneráveis, e também atua como agente de fiscalização da disseminação de fake news.

“Estamos em economia de guerra contra um inimigo invisível, que nos atingiu muito mais forte que uma bomba. Diante desse cenário, mais do que nunca precisamos contar com a colaboração das instituições para planejar a atuação em saúde e como vamos lidar com os reflexos financeiros. Precisamos remar para o mesmo horizonte”, afirmou Ratinho Junior. “Minha decisão pela nomeação do Gilberto Giacoia é devido à sua história, caráter e capacidade de nos ajudar na construção de um novo futuro”, completou.

Harmonia – O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmou a necessidade de uma relação harmônica entre os Poderes. Para Traiano, isto é essencial para a defesa da sociedade paranaense. ”Sempre procuramos pautar uma relação que construísse uma convivência harmônica com o Ministério Público, construindo pontes permanentes para buscar soluções para os impasses que surgiram no curso deste tempo. Tenho certeza de que esta relação será mantida. Vamos manter essa atuação plena e permanente em defesa da sociedade paranaense”, afirmou.

Sucesso – O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, por sua vez, ressaltou ainda a integridade moral, o espírito cívico e o profundo saber do novo procurador-geral. “Em nome dos curitibanos, nos somamos ao Colegiado de Procuradores ao desejo de que Gilberto Giacoia tenha todo sucesso nessa nova missão à frente do Ministério Público”, disse.

Deixe uma resposta