O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, deflagrou nesta terça-feira (7) a Operação Vesúvio, que investiga a possível prática de crimes de extorsão contra comerciantes da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) por parte de um grupo criminoso supostamente integrado por policiais civis e pessoas que se passam por policiais civis.
Conforme apurado pelo Gaeco, os investigados têm abordado empresários que comercializam mercadorias como bebidas e cigarros em situação irregular (sem documentação de origem), exigindo o pagamento de elevadas quantias para que as providências legais devidas não fossem adotadas (como a apreensão dos produtos e o encaminhamento dos responsáveis à delegacia de polícia).
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal de Araucária, tendo como alvo endereços ligados a um policial civil e a um ex-agente de cadeia pública na capital. (Do MPPR).