(por Ruth Bolognese) – Quem entende de mercado financeiro aposta que a intervenção no Postalis, o fundo de pensão dos Correios, por irregularidades mil, é só a primeira.
A abundância do dinheiro fácil nos grandes fundos de pensão do País levou a participações em projetos sem viabilidade alguma e agora começam a surgir os problemas. E a conta vai sobrar para os aposentados que investiram nesses fundos complementares.
O trocadilho é infame, mas vale: no fundo, no fundo, a corrupção da era petista também se espalhou para os Fundos de Pensão.
Filme que considero obrigatório assistir, para quem quiser entender a questão dos fundos de pensão: chama-se “Enron, os mais espertos da sala” ou ” Enron, The Smartest Guys in The Room”. Disponível no YouTube com legendas. É um filme/documentário sobre a falencia da Enron nos USA no começo deste século. Mostra como subornaram membros de fundos de pensão e pessoas em postos chave do governo para alavancar a empresa de forma fraudulenta. E, ao que consta, não havia petistas norte americanos envolvidos. O que não impediu que os petistas daqui caíssem na conversa do Eike Batista, que cresceu APÓS a quebra da Enron. Inacreditável. Às vezes acho que só eu vi esse filme. Em todo caso, não julguem fundos de pensão sem assistir antes.