O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito da gestão 2013-2016, os ex-secretários municipais de Administração e de Educação, o então pregoeiro oficial do Município, dois membros da equipe de apoio ao pregão, uma empresa e seu proprietário. O motivo é a suspeita de fraude em procedimento licitatório de 2014, destinado à contratação de empresa para fornecimento de merenda escolar.
De acordo com as investigações do MPPR, houve várias irregularidades no processo, como falta de publicidade, fixação arbitrária e imotivada do valor máximo, cumulação injustificada de aquisição de bens com serviços diversos (o que restringiu enormemente as possibilidades de concorrência). Comparação com contratos semelhantes em outros municípios evidenciou ainda a existência de superfaturamento. Além disso, há fortes indícios de direcionamento do processo para favorecimento da empresa contratada.
A Promotoria requer na ação a declaração de nulidade de contrato e a condenação dos réus às sanções previstas na Lei de Improbidade, como ressarcimento dos danos ao erário, pagamento de multa, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público. (Assessoria de Comunicação Social do MPPR)
No Brasil não existe pena de morte, nem prisão perpétua, mas roubar merenda escolar, escolas, futuro das nossas crianças, deveria ter uma pena do tipo, servente de pedreiro na construção de escolas por no mínimo uns 10 anos, com direito a umas chicotadas se fizer corpo mole…
Parabens aos promotores de Almirante Tamandaré. Aqui em Curitiba tem secretário-pixuleco que recebe propina disfarçada, e se depender dos promotores daqui o pixuleco corre solto e os Bund* Moles não tomam nenhuma providência
[…] ContraPonto: Fraude em licitação de merenda leva MP a acionar ex-prefeito e ex-secretários de Almirante Tamand… […]
Qual o problema do blog divulgar o nome da empresa contratada ?