Uma fala polêmica do presidente Jair Bolsonaro virou tema de questão em prova da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A sugestão do chefe do Executivo de “fazer cocô dia sim, dia não” para diminuir a poluição ambiental foi utilizada numa pergunta do vestibular realizado neste mês.
“É só você deixar de comer menos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não que melhora bastante a nossa vida também. Agora, o mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle não”, diz trecho da questão.
O texto é atribuído à “autoridade pública” e não cita o presidente Jair Bolsonaro. A frase, contudo, foi retirada de entrevista à imprensa em agosto último em meio à crise do meio ambiente que desgastou a imagem do Brasil no exterior.
Na prova, após o texto que traz a fala do presidente, segue a pergunta: “Qual a opção que contribui realmente com a preservação do meio ambiente?”.
O candidato que escolheu a terceira opção acertou. “Ampliação da coleta de tratamento de esgoto”, diz a letra C. Entre as alternativas erradas estavam: a priorização da agropecuária extensiva; a criminalização de Organizações Não Governamentais (ONGs); a restrição da divulgação de dados relativos ao desmatamento; e a redução do efetivo de instituições ambientais que monitoram o impacto de atividades humanas.
Bolsonaro chegou a supor que ONGs estariam por trás do aumento do desmate e de queimadas na Amazônia. (Do portal Metrópoles).
Que rasteiro e superficial tudo isso meudeus!!!!
Parabéns a PUC pelo discernimento.
Conhecimento destrói mitos