Armínio Fraga: situação fiscal do Brasil é “insustentável”

O economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, disse à agência de notícias Bloomberg, especializada no mercado financeiro, que um “desastre” fiscal é uma possibilidade real no Brasil. “Vejo economias maduras fazendo todos os tipos de acrobacias com seus bancos centrais. Tudo bem, eles podem”, disse em reportagem publicada nessa terça-feira (27). “Aqui no Brasil é diferente. Temos muitas dívidas”.

Ele acrescentou que “nossa própria dinâmica interna é insustentável”. “A resposta tem que ser ampla e profunda e tem que cobrir questões fiscais, o que é difícil”.

Segundo a reportagem, aumenta a ansiedade nos círculos financeiros sobre como o governo vai arcar com os custos da pandemia, como o do coronavoucher. Investidores estão vendendo a moeda brasileira e ações no Brasil e se recusando a comprar títulos de longo prazo.

Segundo o blog O Antagonista, países como Peru e Chile produziram pacotes de estímulo proporcionalmente maiores que os do Brasil. Mas começaram a pandemia com dívidas menores e têm grau de investimento.

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui