Finanças do Paraná estão bem, diz consultor de Ratinho

O Paraná lidera um ranking que avaliou a saúde financeira dos estados brasileiros ao fim de 2018. O levantamento da consultoria RC Consultores, do ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro, autor do plano de metas do governo Ratinho Jr., divulgado semana passada. A consultoria analisou um conjunto de dez indicadores e foi publicado pelo jornal Valor Econômico nesta segunda-feira (25)

Com classificação “muito boa”, o Paraná lidera o ranking com 289 pontos ao lado do Pará. Segundo a reportagem, os dois estados equacionaram o endividamento e os gastos com pessoal. A lista segue com mais seis estados com condição “boa”: Distrito Federal, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Amazonas e Santa Catarina.

O economista Paulo Rabello de Castro vem prestando consultoria à gestão de Ratinho Jr desde o ano passado. Na semana passada ele esteve no Paraná para apresentar um audacioso plano de metas que prevê investimentos de R$ 40 bilhões em cinco anos, com crescimento anual da economia em 4 % e a geração de 500 mil empregos.

Também entregou um projeto de lei de Eficiência na Gestão do Estado (LEGE) para estabelece as diretrizes e ferramentas de gestão para um planejamento de longo prazo do Estado. A lei deve chegar na Assembleia ainda nesta semana.

2 COMENTÁRIOS

  1. Algo está errado nos cálculos do Rabelo. Mensalmente o Governo saca mais de 100 milhoes de reais do Paraná Previdencia, formando é certo um superavit na conta corrente, mas deixando um rombo do outro lado. Também não pagou nenhuma parcela das obrigações previdenciárias dos pensionistas e aposentados. De novo mantem conta corrente elevada, mas às custas de outro rombo.
    O Governo deve ainda para seus servidores e funcionários a reposiçao acumulada de mais de 20%, formando de novo superavit na conta corrente, mas devedor de outro lado. Se o Governo quitar suas dívidas e deixar de sacar os milhões do ParanaPrevidencia(dinheiro é dos trabalhadores), ainda assim haverá o superavit que o estudo diz? Parece que não!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui