Filho senador propõe acabar com reserva ambiental nas fazendas

O senador Flávio Bolsonaro apresentou projeto de lei que retira do Código Florestal o capítulo que trata da reserva legal obrigatória em propriedades rurais. A título de acabar com o que chama de “entrave” e “expandir a produção agropecuária, gerar empregos e contribuir para o crescimento do país”, o texto suprime a obrigatoriedade de ruralistas preservarem parte da vegetação nativa de suas áreas. A informação é do Globo.

O projeto revoga o quarto capítulo do Código Florestal, chamado de “Da área de reserva legal”. Nesse trecho, está previsto que “todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente”. Hoje, propriedades rurais na Amazônia Legal têm de reserva legal de 80%; no Cerrado, 35%; e em campos gerais e outras regiões do país, 20%. Caso seja aprovado, esses percentuais de preservação obrigatórios serão extintos. O capítulo ainda trata de outros casos específicos.

Na justificativa, os senadores alegam que “o país é um dos que mais preservam sua vegetação no mundo”. “Não há pertinência no clamor ecológico fabricado artificialmente por europeus, norte-americanos e canadenses e imposto ao país e a seus produtores rurais, chegando a determinar, segundo interesses políticos e comerciais estrangeiros, o rumo de nossa produção, desenvolvimento e legislação ambiental.”

A Amazônia, diz a justificativa do projeto, “possui em valores de recursos naturais o montante de 23 trilhões de dólares a ser explorado, sendo 15 trilhões em recursos minerais metálicos, não metálicos e energéticos e oito trilhões na superfície, com a biodiversidade”. Por isso, “é urgente a conciliação profunda e permanente entre proteção do meio ambiente, crescimento econômico e geração de oportunidades para os brasileiros”.

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho vergonha e me sinto perdida quando lembro que muitos prof das agraragr fizeram campanha para esss corja de políticos com estrume no cerebrc.

    Sinto vergonha de saber que um monte de Eng florestais do parana, experientes, influenciadores, funcionários públicos federais e estaduais e municipais, tambien foi campanha para o Bozo.

    Um presidente que nomeia um cara como o salles e a tia dos agrotóxicos para dois super ministérios já não demonstra ter nada na cabeça, mas daí ao filho vir e fazer essa proposta….

    É bom o Guedes estar ciente que nossos clientes , das agrárias, do mundo todos tem firma em diversos pactos.

    Ta bem facil de perdermos emprego e biodiversidade.

    Para quem desconhece, recomendo leitura do projeto de restauração das app e das reservas, o qual se tornou lei no início de 2017 e compunha nosso protocolo de ação no acordo de Paris, bem como , para assegurar a vida aos nossos bisnetos pela segurança Alimentar e ambiental.

    Parabéns eleitor do bolsonaro, pelo seu exercicio da democracia apoiado campanha nefasta e criminosa, todos nós vamos comer o pão que o diabo amassou e também , continuamos pagando o pato

  2. Estado falido por gente como essa.
    Rio de Janeiro só exporta bobagens e m…
    Só podia ser de lá mais este Bolçonaro.
    Boçal.
    Sabe nada.
    Nem os ruralistas tem esta coragem

  3. A reserva legal, é muito mais benéfica tê la do que extirpá la. A China nos tempos passados, teve um quebra na produção de arroz em 10%, ocasionada pelos pardais e o “Bolsonaro” deles mandou acabar com todos os pardais. O resultado disto foi que a safra seguinte teve uma redução de 30%, devido ao aumento de pragas. Obrigando o governo a importar pardais e repovoar áreas produtivas.
    O efeito de acabar com áreas iria exigir muito mais defensivos agrícolas, altamente cancerígenos, além de poluir um solo já contaminado.
    O Brasil irá sofrer danos irreparáveis com a implementação de um plano, ainda mais, partindo da mente de um bolsonaro, que deve ter cabeça vazia, visto que são argumentos frágeis, sem estudo aprofundado da consequências deste ato estapafúrdio. (influência do amigo donald)

  4. Os homens passam e o deserto os seguem, apostrofou o escritor francês Chateaubriant. Já devastamos em apenas 50 anos a Mata Atlântica. Isso não serviu de lição histórica a esses desvairados. Estão a serviço de quem? Eis a questão.

  5. De onde menos se espera dai mesmo é que não vem nada.

    Que tal o senador dum estado que é um zero no quesito agricultura propor uma ignorancia deste tipo , com um argumento pra la de rastaquera, do tamanho do QI dele e da familia.

    Deve estar tentando arrumar apoio com a bancada do boi pra hora que tiver que dar explicações sobvre o queiroz e as milicias que o elegeram

    • Se o texto for verdadeiro olha este senador e doido maluco
      Desde quando se aumenta emprego com agricultura neste país se as máquinas cada vez mais modernas e fazendeiros colocando seu dinheiro fora do país.
      Tem horas que acho que eles não entende de nada são mimados do colegiais filhos de militares
      Se achando nunca viu de perto a situação dos agricultores deste país
      Não sabe que se acabar com as reservas estamos em 30 anos um deserto .etc. revoltante isto tanta coisa pra fazer .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui