Feturismo quer a retomada do horário de verão

A retomada do horário de verão vai aliar o menor consumo de energia elétrica nos meses de pico e ampliar a conscientização do uso racional do uso dos recursos naturais e combater o negacionismo das mudanças climáticas e o aquecimento global. A afirmação é da Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Paraná (Feturismo), em ofício encaminhado esta semana aos ministros Alexandre Silveira de Oliveira (Minas e Energia) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).

“A intenção é mostrar a importância do nosso setor econômico estar em consonância com ambos os Ministérios, para não só receber bem os turistas, mas também trabalhar a conscientização deles, com folheterias contendo orientações, distribuídos em hotéis, pousadas, aeroportos… além de mídias sociais e veículos tradicionais de comunicação como rádios e TVs.”, explica Fábio Aguayo, presidente da Feturismo.

“Nossa preocupação não é só com a volta do horário de verão e o lucro, mas trabalhar integradamente, reforçando ao coletivo os problemas que irão ocasionar estas mudanças climáticas, caso não focarmos na preservação”.

A entidade reforça aos ministros que a volta do horário especial no verão 2023-2024 vai garantir um alento ao setor de turismo, lazer e gastronomia, diante das dificuldades enfrentadas durante a pandemia da covid-19 nos últimos anos. “Usaríamos como mote uma hora a mais durante o dia para, além de economizar energia elétrica, conscientizar nossos clientes e hóspedes sobre a importância do uso racional dos recursos naturais, combatendo o negacionismo das mudanças climáticas e aquecimento global”, destaca Aguayo.

O manifesto lembra que, com o horário de verão, quando os relógios de algumas regiões do país são adiantados em uma hora, as atividades ligadas ao turismo contam com uma hora a mais ainda durante o dia para receber turistas e clientes tradicionais. “O horário diferenciado não gera somente grandes reduções no consumo de energia elétrica, mas, estimula a adoção de novos hábitos de consumo e reflete positivamente para bares, restaurantes, entretenimento, eventos, meios de hospedagem e outras atividades econômicas”.

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