Feriado da Consciência Negra em debate na ACP

A Associação Comercial do Paraná (ACP) recebeu lideranças e representantes da comunidade negra para um almoço em sua sede, em evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 sexta-feira. O presidente do Conselho Estadual para a Igualdade Racial (Consepir), Saul Dorval da Silva, apresentou o  II Plano Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial do Paraná. O documento traz orientações e metas do Governo para as políticas de combate ao racismo e à discriminação no Estado.

Entre outros pontos, o plano traz propostas concretas para as políticas de igualdade racial, como valorização da cultura afrobrasileira, com a inclusão da história da África no currículo escolar, cria o programa de inserção no mercado de trabalho para a população negra e linhas de microcrédito para empreendedores negros.

O presidente da ACP, Camilo Turmina, disse que a entidade está aberta ao diálogo, quando foi abordada a questão do feriado do Dia da Consciência Negra, defendido pelos participantes do encontro. Para Turmina, o problema do excesso de feriados poderia ser resolvido com uma lei autorizando a antecipação das comemorações para as segundas-feiras, evitando assim os feriadões prolongados que prejudicam o comércio. Saul Dorval, por sua vez, disse que o comércio sempre recupera suas vendas nos dias posteriores e que a cidade ganha com maior consumo nos setores de gastronomia e lazer, por exemplo. Presente à reunião, o vereador Herivelto Oliveira colocou-se à disposição para levar o tema ao legislativo. (Da ACP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui