Assinada pela “Família Richa”, circula nos grupos de Whatsapp e nas redes sociais de amigos uma nota na qual reage aos vazamentos para a mídia de gravações que compuseram a delação do empresário Tony Garcia. Diz o seguinte:
No Estado Democrático de Direito equilibrado e justo, ninguém está acima ou abaixo da lei, e sempre que houver violação, é, sim, de se responsabilizar, com muito rigor, na esfera criminal, civil e administrativa, quem, de forma ditatorial, se acha dono absoluto da verdade, sem ouvir o outro lado e
VAZA ou de qualquer forma concorre para reproduzir na mídia VAZAMENTOS ILÍCITOS de dados processuais sigilosos, colocando em descrédito a integridade que se espera dos profissionais do Direito e abalando a imagem das Instituições.Faz-se necessário e impostergável apurar e punir, com rigor, esses episódios que só servem para colocar pedras no caminho, criar obstáculos à solução pacífica de conflitos, incitar a discórdia e violar princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, do devido processo legal, da ampla defesa, da presunção de inocência e do direito de preservação da honra e imagem da história de vida de cada um, de sua família e do próprio Estado.
O Juiz competente pode perfeitamente identificar notícias de vazamento sigiloso e seletivo de dados na mídia, e determinar, de ofício, a imediata instauração de inquérito policial para apurar referidos crimes de vazamento, fixando prazo máximo razoável para sua conclusão e com ciência à respectiva Corregedoria para atuação interinstitucional.
Acredita-se, com muita fé, que muitos assassinatos de reputação, com efeitos nefastos seriam evitados, e os ideais de Justiça, Respeito e Paz voltariam a fazer parte das nossas vidas, de nossas famílias e da sociedade, como um todo.
Ao invés de jogar pedras, pedimos a Deus, que nos dê serenidade, nestes momentos de inigualável e indescritível constrangimento ilegal, tortura e linchamento moral, com vazamentos de conteúdo criminoso, reproduzidos em veículos nacionais, há [sic] 23 dias da eleição, para ainda assim, semear a paz, acreditar que a Justiça existe, que a mentira, a traição, a injustiça e o oportunismo político, às vésperas da eleição, serão esclarecidos e devidamente punidos, no seu devido tempo. A responsabilidade de cada um, nos limites de sua culpabilidade, deve ser objeto de rigorosa punição, mas jamais com métodos coercitivos, abusivos e inquisitoriais.
Família Richa.
Hummmm! Pela qualidade do texto deve ter sido redigido pelo filho Marcelo, o mesmo que se apropriou de uma monografia na internet para apresentar em sua conclusão de curso. Ah, esse Bamerindus!!
E a foto de capuz do casal benfazejo? Foi encenação da imprensa?https://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/beto-permanece-em-silencio-em-depoimento-joel-malucelli-se-entrega-no-gaeco-2tptgywp7cgq138j1f2e20l5a
Delação no Moro dos outros é refresco.
Só achavam que vazamentos eram lícitos quando envolviam e prejudicavam os oponentes. Como diziam nossas avós, não queira para os outros o que não quer que façam com você.