Falta de medicamentos põe Saúde em alerta neste fim de semana

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O secretário da Saúde, Beto Preto, determinou que o comitê de gerenciamento para enfrentamento da Covid-19 fique de prontidão neste fim de semana (25 e 26), em alerta total acerca de um possível desabastecimento dos medicamentos. Os estoques são suficientes apenas para poucos dias.

“Estamos há semanas atuando de forma a otimizar o uso dos medicamentos anestésicos e buscando soluções possíveis. Alertamos o Ministério da Saúde, informamos toda a rede de hospitais sobre a nossa situação”, explicou o secretário.

O contingenciamento é devido ao aumento do uso deste tipo de medicação, usado comumente para cirurgias, mas também para a intubação de pacientes internados nas UTIs pelo coronavírus.

“Os pacientes não param de chegar em condições cada vez mais graves nos hospitais e esse tipo de fármaco é essencial para que a pessoa não sofra com o momento da colocação do tubo que vai auxiliar no suporte necessário para a respiração”, completou o secretário.

Os medicamentos que estão contingenciados são: atracúrio, rocurônio, noripinefrima, pancurônio, propofol, cetamina/dextrocetamina, cisatracúrio, fentanila e midazolam. De acordo com os estoques do Cemepar, há quantidade suficiente para poucos dias, caso a demanda siga em crescimento.

“Estamos numa grande articulação com o Ministério da Saúde visando o reabastecimento do nosso estoque, que deverá ser contemplado nos próximos dias. O Ministério ainda está fazendo uma grande aquisição internacional, que vai incluir o Paraná. Este foi um dos pleitos que apresentamos na visita do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello”, disse o secretário.

2 comentários em “Falta de medicamentos põe Saúde em alerta neste fim de semana”

  1. Há mais de mês o Pazzuelo foi alertado do risco de faltar analgésicos no sistema de saúde para entubação de pacientes nas UTIs, a sua resposta e só agora é que, não é ele que tem de se preocupar com isso! É MOLE, essa síndrome da farda! Governador e o Prefeito devem parar de babar ovo, para esses fardados incompetentes. Tenham dó!

  2. Seria bom o ratinho conversar com o governador do Maranhão
    Ele comprou insumos, medicamentos, respiradores, epi’s, tudo dentro da lei, de modo independente, no exterior e deu uma banana para Brasília.
    O STF deu razão pra ele

    Está nas mãos do ratinho a partir de agora, tem foco no povo e coragem suficiente para fazer o que é preciso, para trabalhar óleo povo?

    O senhor investiu bastante para ser governador, é sua chance de encher seus pais d e orgulho e fazer um serviço para o povo e saiba que é bem o povo mesmo, o mais carente que vai precisar da sua atitude. Quem ganha trinta mil por mês vai se internar no n. S. Das graças e sair em boa saúde, mas é pelo morador só tatuquara que o sr vai ter que mostrar que tem coragem d e fazer compra direta na China, para salvar seu povo

    Lembre do hino, não fuja à luta, mesmo no temor, vc deve ser servil.

Deixe uma resposta