Ex-governadora Cida Borghetti será cidadã honorária de Curitiba

Nesta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em primeiro turno e por unanimidade a concessão da Cidadania Honorária da capital paranaense à ex-governadora Cida Borghetti. Natural de Caçador (SC), Borghetti foi a primeira mulher a se tornar governadora do Paraná, em abril de 2018.

A proposta é assinada pela bancada do Partido Progressistas (PP), formada pelos vereadores Mauro Bobato, Nori Seto, Oscalino do Povo e Pier Petruzziello.

Empresária e jornalista, Maria Aparecida Borghetti, mais conhecida como Cida, foi eleita em 2015 como vice-governadora na chapa de Beto Richa. Com a renúncia do titular para concorrer ao Senado, ela assumiu o governo do Paraná, em 6 de abril de 2018, e ficou à frente do cargo até o fim daquela gestão.

O projeto de decreto legislativo defende ações da homenageada à frente do Executivo do Estado como vínculos de Cida Borghetti com a cidade de Curitiba. A proposta destaca, por exemplo, a reintegração do transporte com a Região Metropolitana, com o repasse de R$ 71 milhões para a Prefeitura de Curitiba, em julho de 2018. A iniciativa cita, ainda, aportes de recursos a obras de infraestrutura e parcerias voltadas às crianças e às mulheres em situação de violência.

Cida Borghetti também já exerceu mandatos como deputada estadual e federal. O projeto de decreto legislativo destaca que ela “foi recordista de leis aprovadas e sancionadas na Assembleia Legislativa [do Estado do Paraná, Alep]”. “Em 2011, foi a mulher mais votada na disputa pela Câmara Federal. Presidiu a Comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, a legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças de zero a seis anos”, acrescenta a proposição.

“É um título mais que merecido. Com certeza será uma cerimônia muito celebrada na Câmara de Curitiba”, mencionou Herivelto Oliveira (Cidadania). “Todos os cargos que ela ocupou, ocupou com maestria, com respeito”, citou Sidnei Toaldo (PRD). Toninho da Farmácia (PSD) e Eder Borges (PL) reforçaram que a Cidadania Honorária de Curitiba é uma forma de agradecer por sua contribuição à cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui