Ex-docente da UFPR e dentista do Coxa, Léo Kriger terá homenagem da CMC

Com 29 votos favoráveis, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiram, nesta segunda-feira (12), que o jornalista, cirurgião dentista eprofessor Léo Kriger será homenageado com a denominação de um logradouro público da capital do Paraná. A iniciativa é do líder do governo, Tico Kuzma (PSD), que destacou que, nos anos 1980, ele trocou o jornalismo esportivo pela odontologia, tornando-se referência no ensino superior da área e dentista do Coritiba Football Club.

“Filho de pais poloneses, Léo nasceu em Curitiba no ano de 1942. Graduou-se em odontologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

tornando-se cirurgião dentista e docente na UFPR, PUC-PR e Tuiuti. Atendia no Edifício Tijucas, no Centro. Era um entusiasta do SUS e da saúde bucal. De 2011 a 2015, coordenou a política de saúde bucal no Paraná. Apaixonado pelo Coritiba, foi jornalista esportivo até os anos 1980, no Diário do Paraná, depois se tornando dentista do seu time de coração”, destacou Tico Kuzma.

Em nota oficial por ocasião do falecimento do homenageado, o Coritiba lembrou que “em abril de 1961, Léo se inscreveu como sócio do Coxa”. “Em 1968, ele era o dentista oficial do clube e um colaborador ativo na gestão do ex-presidente Evangelino Costa Neves”, disse o clube, festejando os mais de 30 anos de docência de Kriger na Universidade Federal do Paraná. Kuzma acrescentou o ativismo dele na comunidade judaica, tendo presidido a Federação Israelita e o Centro Israelita do Paraná. Kriger morava em Israel há sete anos quando faleceu, em 2022, aos 79 anos de idade. (Da CMC).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui