Em evento festivo e beneficente, foi comemorado nessa quinta-feira (20), em Curitiba, o 62° aniversário de fundação da Telecomunicações do Paraná – Telepar. O encontro foi realizado no restaurante Dom Antônio, em Santa Felicidade, e reuniu mais de 200 pessoas que presenciaram o lançamento do livro DNA Telepar – o coração pulsante. Houve arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados a instituição de caridade.
O livro, de capa dura, totalmente em cores e 792 páginas, tem aproximadamente 1.200 imagens. Mais da metade da obra reúne 136 testemunhos de teleparianos, teleparianas e admiradores da empresa, que contam as suas histórias vivenciadas na companhia, destacando o DNA Telepar existente até os dias de hoje. O projeto foi desenvolvido em 11 meses de trabalhos, incluindo planejamento, pesquisas, texto, revisão, designer e diagramação, busca de recursos financeiros e impressão e acabamento.
As histórias demonstram muita gratidão, felicidade e realização pela participação e contribuição do trabalho em favor dos paranaenses. São episódios de interação com a comunidade, relatos de momentos de felicidade sobre resultados positivos e expressivos do serviço, além das trajetórias de vida de cada um na empresa.
Na sua parte inicial, o livro também aborda a telefonia no Paraná, a era Telepar, os pioneirismos, os ineditismos, os ícones da capital paranaense, o esporte na empresa, a Fundação Telepar, a biblioteca e os congraçamentos. E também o DNA Telepar existente até hoje, mesmo 27 anos após a privatização.
Os autores do livro são os teleparianos José Francisco Cunha (relações públicas e escritor) e Fujio Takamura (engenheiro), que se conhecem há mais de 55 anos.