Na véspera da greve geral marcada para esta quarta-feira (15), estudantes universitários curitibanos “ocupam” nesta terça-feira (14) diversos pontos da capital paranaense. A medida faz parte das manifestações contra o bloqueio de cerca de R$ 48 milhões dos recursos de custeio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) determinado pelo Ministério da Educação.
Os estudantes mostram o projeto “Universidade na Rua: conhecimento contra os cortes na educação” na Praça Rui Barbosa, Rua XV de Novembro, Terminal do Guadalupe, Praça Santos Andrade, linha de ônibus Santa Cândida/Capão Raso, entre outros locais, das 9 às 17 horas.
Nesta quarta, ocorrerá uma mobilização nacional. Em Curitiba ela se concentrará na Praça Santos Andrade a partir das 8 horas. Haverá participação de entidades representativas, movimentos sociais e da comunidade acadêmica. Metalúrgicos também devem participar, com ações nas portas de fábrica e também no fim de tarde no Centro de Curitiba. Na sexta-feira um outro ato está marcado para as escadarias do prédio histórico da UFPR entre 11 e 13 horas.