A corrupção não existe de um lado só. Há os corruptos passivos, que recebem o fruto monetário e/ou outras vantagens; e os corruptos ativos, que pagam propinas para obter favorecimentos econômicas. Beto Richa é réu de corrupção passiva e se encontra outra vez preso por esta razão. Mas o que foi feito com os ativos, os empresários que pagavam?
A resposta é: a rigor, muito pouco até agora. A não ser a execração pública de que sofrem desde que seus nomes foram revelados e as prisões temporárias ou preventivas de que foram alvo, contra eles os ministérios públicos Federal e Estadual não ofereceram denúncias – formalidade processual que os tornaria réus de ações penais sujeitando-os a responder na Justiça pelos crimes de que foram acusados.
Nenhum dos dirigentes das empresas concessionárias suspeitas de pagar propina para o esquema revelado pela Operação Integração e pelas demais operações já levadas a cabo pelas duas instituições foi até agora denunciado. Todos são investigados, mas nenhum deles é réu de qualquer ação penal.
Como não existe corrupção passiva sem que haja por trás corrupção ativa, a situação causa estranheza.
Ao mesmo tempo fornece uma boa tese para a defesa de Beto Richa e demais integrantes do grupo de agentes públicos e seus coligados suspeitos de arrecadar e se beneficiar das propinas. Se não há provas suficientes contra os corruptores para torná-los objeto de denúncia e levá-los ao banco dos réus, por que denunciar apenas o lado passivo do balcão? Se não há provas contra corruptos ativos, conclui-se que os passivos não existem.
Mas esta deve ser uma situação passageira, questão de tempo. O mais provável é que os investigadores ainda estejam no encalço para amarrar as duas pontas.
E os ditos passivos não podem delatar os ativos ? Para mim não existe passivos e ativos, existe sim confluência de vontades – diz o ditado: qdo um não quer dois não roubam ! Federais neles e cadeia dura nesses safados.
No minimo as empresas deveriam perder a concessão, e sofre uma ação para recuperação dos recursos pagos a mais em cada ticket de pedagio.
Sabe nada, inocente.
Conforme a “doutrina moro”, importante mesmo é dedar. Isso é o condão de liberar tempo e dinheiro.
O palocci esta ai, e breve poderá usufruir de todos os prazeres da carne, desde que de tornozeleira. Quanto custou? Barato. Só falar do PT, mesmo que com zero prova.
No caso do 01 do Jose Richa finalmente enquadrado, mesmo dando mostras de que desde o tempo de Prefeitura adorava a alta velocidade da grana vindo pro seu bolso, a baixa vontade do MP em investigar quase que deixou o cara ganhar mais um mandato.
Em Niterói, por exemplo, o prefeito já esta em cana faz tempo por ter recebido grana dos “empresários” do Transporte. Detalhe: o mandato começou em 2015. E o Flávio da família Richa só agora esta sendo “investigado”, graças ao mesmo Judiciário que aliviou o carli.
Minha previsão é que ou o fux ou o Gilmar breve ouvirão o choro vindo do PR e vão entregar o lenço pra enxugar as lágrimas do pobre tucaninho abatido em pleno voo.
A pergunta óbvia : quantos tríplex dão os imóveis do richa?
Pois é….os ditigentes da empresa ali de quatro Barras estão de boa no ar condicionado