Com previsão de um sábado ensolarado, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) convida as famílias para reservar um tempinho do dia para cuidar da saúde. O Dia D Contra a Pólio, neste sábado (8/6), vai contar com dez unidades de saúde abertas para a vacinação, das 9h às 17h, para que as crianças recebam “a gotinha que salva”.
Véspera do Dia Mundial da Imunização, celebrado no dia 9 de junho, o Dia D será uma oportunidade para que o curitibano coloque sua carteira vacinal em dia. Todas as vacinas do calendário de imunização do SUS estarão disponíveis nas unidades abertas extraordinariamente neste sábado.
“Aproveitem a ida à unidade de saúde no sábado para atualizar a carteira vacinal de toda família. A gotinha da pólio aguarda as crianças e nossa equipe pode verificar quais as vacinas estão em atraso e proteger toda a família”, convoca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.
Dia da Imunização
O Dia Mundial da Imunização destaca uma das maiores conquistas da saúde pública: o avanço da ciência na produção de vacinas, ferramenta essencial para prevenir e erradicar doenças que por muito tempo foram determinantes em altos índices de mortalidade infantil.
“As vacinas são ciência em gotas. Elas carregam anos de estudos e avanço tecnológico para nos auxiliar no controle de doenças com potencial risco de morte ou sequelas. São essenciais para a saúde pública”, destaca a secretária da Saúde.
A recente pandemia de covid-19 mostrou o impacto da vacinação no controle da doença. Com um sistema robusto e com grande capacidade para levar as doses a toda população, foi possível reduzir a circulação do vírus e retomar a normalidade da vida social.
“Sem a vacina, tudo parou e precisamos isolar as pessoas para evitar o adoecimento, o agravamento e até mesmo a morte, principalmente dos mais vulneráveis”, lembra Beatriz Battistella.