Escola do mar deve ser inaugurada no segundo semestre

No segundo semestre deste ano deve ser inaugurada a Escola do Mar, situada no Parque Estadual Ilhas das Cobras, na Baía de Paranaguá. A escola será um espaço para o ensino de gastronomia, turismo e educação ambiental, com a finalidade de ofertar qualificação para a população que vive no Litoral do Paraná.

A Ilha das Cobras tem 52 hectares de área remanescente de Mata Atlântica e é parada de descanso e alimentação de tartarugas marinhas jovens. A estrutura conta com trapiche, casa de força, espaço de apoio, alojamento de pesquisadores, residências do guarda e a casa principal.

Os trabalhos de remodelação e adaptação do local, realizados pelo governo do Paraná,  estão sendo ultimados.

Na ilha funcionou por muito tempo a Escola de Pescadores Antonio Serafim Lopes, destinada à internação de menores abandonados e delinquentes. Depois, virou residência oficial de veraneio dos governadores. Agora, será uma escola de gastronomia, turismo e educação ambiental para a qualificação da população litorânea. O restaurante-escola estará aberto para turistas.

Os trabalhos envolvem a reforma estrutural das cinco edificações, bem como a elaboração de um plano de manejo do parque .A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável  está conduzindo os trabalhos. A Copel e a Sanepar estão implantando um sistema de geração solar-fotovoltaica e uma estação de tratamento e distribuição de água, respectivamente. O programa contempla ainda a reforma de duas edificações à beira do mar. Uma será transformada em laboratório para pesquisas e a outra, em alojamento para os próprios pesquisadores.

O local poderá oferecer outros cursos,como de aquicultura (produção de ostras, mariscos e camarão), e tem potencial para virar centro de apoio ao artesanato caiçara.

Com a reforma concluída, o Governo do Estado vai abrir processo de chamamento para definir o modelo e a formato do convênio que será estabelecido com a instituição que administrará a Escola do Mar. (Foto: Gilson Abreu/AEN).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui