Entidades ambientalistas comemoram: já teriam vencido a batalha para evitar a proposta do governo do estado para mutilar a área de proteção da Escarpa Devoniana.
Segundo nota distribuída pelo Observatório de Justiça e Conservação e do Hub Verde, “a já-não-tão-poderosa FAEP, que apresentou a proposta ao governo, não esperava uma reação contrária tão apaixonada da população. O movimento ambiental se uniu em prol desta causa. A partir daí, uma coisa maravilhosa aconteceu. Vitórias começaram a colocar de joelhos os interessados no nefasto projeto de lei. A sociedade civil, atenta ao seu poder de mobilização e ao risco corrido pela natureza, também veio para a luta, e vitórias (como a recente retirada da assinatura de um dos deputados da iniciativa e o apoio da Igreja) começaram a se suceder.”
O movimento considera que, pelo menos por enquanto, estão afastados os perigos que ameaçava a Escarpa Devoniana, um dos patrimônios naturais mais importantes do Paraná e que abrange 13 municípios da região dos Campos Gerais.