O Governo do Estado prepara o lançamento de um projeto de reurbanização do Litoral do Paraná. Entre as ações, destaque para as obras de recuperação da Orla de Matinhos, com previsão para a engorda da areia da praia e área de contenção de ressacas, além da construção e revitalização de canais para evitar enchentes.
A proposta foi apresentada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior pelo diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro, no Palácio Iguaçu, durante reunião de trabalho do secretariado.
O orçamento estimado para o projeto é de R$ 660 milhões. Parte dos recursos virá do empréstimo, já autorizado pela Assembleia Legislativa, no valor total de R$ 1,6 bilhão. Um consórcio de instituições financeiras formado pelo Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal venceu a concorrência pública aberta pelo Governo do Paraná para a operação de crédito.
Intervenções – As intervenções propostas consistem na colocação de estruturas semirrígidas implantadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos e em Saint Etienne, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera. Saint Etienne ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias, minimizando o impacto sobre o Rio Matinhos.
Também está prevista a colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina. Com isso, a orla passará a contar com 80 metros a 100 metros de areia. Atualmente, a área é de 20 metros a 40 metros.
O projeto de paisagismo contempla, ainda, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e áreas de restinga. “É um sonho antigo do Paraná, atendendo moradores e turistas, oferecendo lazer e melhor qualidade de vida”, explicou José Luiz Scroccaro, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná. (AEN).
Quem????Scrocaro. Meu DEUS????
Todo final de ano temos esta notícia. Ano passado, no apagar das luzes da Cida, também apareceu. Sempre como mesmo tom: o dinheiro está garantido, o projeto do projeto está pronto…
Se todas as intervenções prometidas desde os tempos do Maneco Facão tivessem sido realizadas nenhum brasileiro se arriscaria a ir para o Caribe, Miami ou afins. O paraíso seria em Matinhos, Guaratuba e Pontal.