Engorda da praia de Matinhos na pauta do governo

O Governo do Estado prepara o lançamento de um projeto de reurbanização do Litoral do Paraná. Entre as ações, destaque para as obras de recuperação da Orla de Matinhos, com previsão para a engorda da areia da praia e área de contenção de ressacas, além da construção e revitalização de canais para evitar enchentes.

A proposta foi apresentada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior pelo diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro,  no Palácio Iguaçu, durante reunião de trabalho do secretariado.

O orçamento estimado para o projeto é de R$ 660 milhões. Parte dos recursos virá do empréstimo, já autorizado pela Assembleia Legislativa, no valor total de R$ 1,6 bilhão. Um consórcio de instituições financeiras formado pelo Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal venceu a concorrência pública aberta pelo Governo do Paraná para a operação de crédito.

Intervenções – As intervenções propostas consistem na colocação de estruturas semirrígidas implantadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos e em Saint Etienne, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera. Saint Etienne ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias, minimizando o impacto sobre o Rio Matinhos.

Também está prevista a colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina. Com isso, a orla passará a contar com 80 metros a 100 metros de areia. Atualmente, a área é de 20 metros a 40 metros.

O projeto de paisagismo contempla, ainda, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e áreas de restinga. “É um sonho antigo do Paraná, atendendo moradores e turistas, oferecendo lazer e melhor qualidade de vida”, explicou José Luiz Scroccaro, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná. (AEN).

 

 

 

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Todo final de ano temos esta notícia. Ano passado, no apagar das luzes da Cida, também apareceu. Sempre como mesmo tom: o dinheiro está garantido, o projeto do projeto está pronto…

    Se todas as intervenções prometidas desde os tempos do Maneco Facão tivessem sido realizadas nenhum brasileiro se arriscaria a ir para o Caribe, Miami ou afins. O paraíso seria em Matinhos, Guaratuba e Pontal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui