Empresa paranaense apresenta soluções sustentáveis na Smart City Expo em Barcelona

As soluções ambientais da Plataforma Ama – Agentes do Meio Ambiente serão apresentadas no Smart City Expo World Congress 2022, principal evento internacional sobre cidades e soluções urbanas inteligentes que acontece na cidade de Barcelona, de 15 a 17 de novembro.

Com o tema “Cidades inspiradas em pessoas”, a 11ª edição do encontro ​​receberá mais de mil expositores de 140 países e reunirá mais de 400 especialistas internacionais para compartilhar conhecimento e enfrentar os desafios envolvidos na transformação urbana.

O programa do congresso do SCEWC está estruturado em oito temas: Economia, Tecnologias Facilitadoras, Energia e Meio Ambiente, Governança, Infraestrutura e Edifícios, Vida e Inclusão, Mobilidade e Segurança e Proteção.

Carbono Zero

CEO da Smart Citizen e idealizador da Plataforma Ama, Marcelo Crivano é um dos speakers convidados e participa nesta terça-feira (15) do painel “Comunidades Alcançando um Mundo Carbono Zero”. Na oportunidade, Crivano apresentará a solução que usa a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais.

A iniciativa inédita, venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e está revolucionando o serviço de limpeza urbana, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Marcelo Crivano é CEO da Smart Citizen, spin-off tecnológica de empresa especializada em limpeza pública urbana com 20 anos de experiência. O empreendedor ambiental também estudou Física na UFPR e Direito na Faculdade de Direito de Curitiba. Tem especialização em IoT e Blockchain na Sloan School of Management do MIT, e em Fintech em Harvard.

Também participam do encontro Olga Chepelianskaia (Toulouse – França), Diretora Fundadora do UNICITI e Especialista em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Matthew Britt (Atlanta – EUA) especialista em tecnologias de construção e Martina Colman (Londres – Inglaterra), engenheira especializada em mudanças climáticas.

Zeladoria Ambiental

Em funcionamento em Florianópolis e Paranaguá, a iniciativa engaja a população para atuar na limpeza e preservação do próprio bairro. O morador é um zelador ambiental remunerado e um multiplicador de boas práticas ambientais. Por meio de um aplicativo no celular, o Zelador recebe suas tarefas e registra suas ações executadas. A tecnologia permite medir a efetividade dos resultados, gerar dados relevantes e acompanhar remotamente o desempenho de cada Zelador. Consegue também medir a percepção da população em relação aos serviços públicos e de governança nas cidades.

Ao realizar as tarefas previstas pela plataforma, os participantes são remunerados pelas suas atividades. Os zeladores realizam serviços rotineiros como varrer calçadas, vias públicas, promovem educação ambiental entre moradores, monitoram descarte irregular de lixo, bueiros entupidos, entre outras ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: