O governador Ratinho Junior (PSD) esteve, nesse domingo (18), em União da Vitória, na região Centro-Sul do Paraná, onde falou para cerca de 600 pessoas sobre as ações adotadas pelo Governo do Estado para aperfeiçoar ainda mais a educação pública. Ele estava acompanhado do candidato a deputado estadual Hussein Bakri e dos candidatos a deputado federal Santin Roveda, Nelsinho Padovani e Altamir Sanson.
“O Paraná tem a melhor educação do país. Esse é o maior trofeu que qualquer governante poderia receber”, disse Ratinho Junior. Ele explicou que a rede estadual de ensino do Paraná garantiu o topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 no ensino médio.
Essa foi a maior escalada no ensino médio entre todos os estados brasileiros na história recente. O Paraná aparecia em 7º em 2017, subiu para 3º dois anos depois e agora está em primeiro lugar. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Essa liderança na educação pública só é possível graças aos bons profissionais que temos no Estado. Agradeço toda a dedicação dos diretores, professores, merendeiras e todos que trabalham em benefício dos nossos estudantes”, ressaltou Ratinho Junior.
De acordo com o governador, os resultados do Ideb 2021 mostram a continuidade da aproximação entre o ensino público e privado do Paraná. Essa distância vem sendo achatada nos últimos anos com políticas educacionais mais modernas, avaliações periódicas, tecnologia e valorização dos profissionais.
Nova ponte
O governador Ratinho Junior também visitou uma das grandes obras realizadas pelo Governo do Estado em União da Vitória. Trata-se de uma ponte de quase 500 metros de comprimento por 13 de largura, que liga o centro do município ao distrito de São Cristóvão, beneficiando mais de 25 mil habitantes. Ela foi executada ao lado da ponte Machado da Costa, de porte pequeno, que agora é destinada exclusivamente ao trânsito de pedestres e bicicletas.
“Esse era um sonho que se tornou realidade. Uma ponte estruturada e que requer muito investimento. Garantimos os recursos necessários para que essa obra, muito importante para União da Vitória, fosse concretizada”, informou Ratinho Junior.
Além da obra de arte especial, também foram revitalizados 2,8 quilômetros de vias existentes e implantados 1,7 quilômetro de novas vias, além de uma ciclovia em nível inferior na rotatória da Rua Coronel Amazonas.
Conversa fiada é só perguntar para alunos e professores o que eles passam com esse governo,