Nos últimos dez anos, as contas da prefeitura de Cascavel tiveram parecer prévio pela regularidade e foram aprovadas sem ressalvas apenas nos anos de 2018 e 2019. No ano anterior, em 2017, quando foi executado o orçamento deixado pela gestão anterior, houve uma ressalva por conta de um documento que deixou de ser anexado, o que já foi corrigido. Nos anos anteriores, sempre houve ressalvas ou recomendações.
O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) informa que faz fiscalização rígida no cumprimento dos contratos e que acompanha a aplicação dos recursos financeiros. Além disso, desde o primeiro dia de governo, o prefeito determinou tolerância zero com a corrupção e sempre pediu para que a população ajudasse a fiscalizar fazendo denúncias.“O combate à corrupção é responsabilidade de todos nós, ou seja, de quem está no poder público e da sociedade como um todo”, enfatiza.
O rigor na fiscalização se aplica, inclusive, aos produtos entregues pelas empresas vencedoras nas licitações, uma vez que o Município ampliou a concorrência e os descontos obtidos nos certames. “Saímos de uma economia média de 10% para 32% nas licitações, mas aumentamos a fiscalização nos processos de compras. Para isso criamos uma secretaria específica [Casa Civil – Secretaria da Transparência, da Prevenção e Combate à Corrupção], que tem justamente a função de analisar processos e acompanhar a entrega de produtos e serviços”, completa o prefeito.