Em Curitiba,carro elétrico está isento do EstaR

Os carros 100% elétricos ganharam isenção de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR), em Curitiba. O benefício está previsto em um decreto municipal assinado pelo prefeito Rafael Greca (DEM).

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, os proprietários de carros elétricos precisarão fazer um cadastro na Urbanização de Curitiba (Urbs) para ter direito à isenção.

O decreto prevê que o carro elétrico poderá ocupar por, no máximo, duas horas cada vaga. Após duas horas, o motorista precisa mudar o carro de vaga.

Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em Curitiba, da frota de 1,4 milhão de veículos, 91 são elétricos. No estado, são 351 veículos elétricos, conforme o departamento, em um total de 7,4 milhões de veículos registrados.

Um projeto de lei, sancionado pelo Governo do Paraná em outubro, prevê isenção do pagamento da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos 100% elétricos no estado, até 31 de dezembro de 2022.

O objetivo do benefício, segundo o governo, é incentivar a venda de veículos elétricos como alternativa de sustentabilidade nas cidades. (Foto Copel).