Seed confirma prova para seleção de professores PSS, mas protesto continua

Enquanto continua a greve de fome de 21 professores e servidores da rede estadual de ensino na frente do Palácio Iguaçu, em Curitiba, a Secretaria de Estado da Educação e do  (Seed) informa que o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para professores já ultrapassou a marca de 35 mil candidatos inscritos. O edital dessa chamada fecha nesta segunda-feira (23), às 18 horas. Os grevistas protestam contra o PSS e a realização das provas.

Haverá prova de conhecimento na área em que o candidato se inscrever e em que pretende dar aula. A prova de títulos e o tempo de serviço — critérios utilizados em anos anteriores — ainda são parte do processo de seleção.

As provas serão aplicadas em 13 de dezembro nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). No dia da avaliação serão adotadas normas rígidas de prevenção da Covid-19, seguindo protocolo da empresa que organiza a prova e as determinações sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde.

Greve de fome – Os 21 professores e funcionários da rede estadual de ensino, mobilizados em frente ao Palácio Iguaçu, realizaram nesse domingo (22)  um Ato Inter-religioso, com a participação de representes das comunidades das igrejas Católica, Evangélica e também de representantes de religiões de matriz africana, como  Candomblé e a Umbanda.

Desde a semana passada eles estão em vigília no local exigindo mudanças no Processo Seletivo Simplificado (PSS), em meio a pandemia. As inscrições para o PSS terminam nesta segunda-feira (23). O sindicato dos professores, contudo, pede que o contrato atual seja prorrogado, o que beneficiaria 9 mil trabalhadores. Na última quarta-feira (18),  passada os manifestantes chegaram a invadir a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e, após a desocupação do prédio, iniciaram na quinta-feira (19) uma greve de fome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: