Duplicação da BR-277 em Cascavel já tem edital

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou um edital de licitação das obras de duplicação da rodovia BR-277 em Cascavel, no Oeste do Estado. O trecho é de 5,81 quilômetros. O investimento máximo é de R$ 64.599.827,93 e será realizado pela Itaipu Binacional, em mais um convênio com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. De acordo com o edital, a abertura das propostas será realizada no dia 25 de fevereiro, às 14 horas.

De acordo com o edital, além da duplicação integral das duas pistas, também haverá 1,56 quilômetro de pista marginal e dois viadutos para facilitar o acesso à rodovia PR e à Ferroeste, integrando de maneira mais segura o acesso de caminhões aos trens. Esse trecho se complementa à duplicação já realizada pela concessionária que administra a rodovia entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Trevo Cataratas, que também passa por uma grande remodelação.

“É mais um investimento que conseguimos destravar em Cascavel e que faz parte do nosso planejamento estratégico de melhorar o escoamento da produção, além de resolver gargalos históricos, como o acesso ao Show Rural”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “E novamente contamos com apoio da Itaipu Binacional, que induz o desenvolvimento da região Oeste. Esse convênio tira do papel uma demanda histórica do setor produtivo do município”.

A duplicação fica na região do Porto Seco de Cascavel. A BR-277 é rota de escoamento de caminhões que chegam até a Ferroeste e do trânsito rodoviário no sentido do Porto de Paranaguá, inclusive de veículos oriundos do Paraguai e da Argentina. Também é alvo de demanda das comunidades rurais da região para facilitar o acesso ao Centro do município e sua estrutura hospitalar, universitária e de comércio.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, o grande compromisso da Binacional, após firmar esses convênios, é garantir os recursos financeiros a partir de sua política de austeridade. Outro ponto é o acompanhamento dos cronogramas físico e financeiro das obras para que os prazos estabelecidos nos contratos sejam cumpridos de acordo com especificações técnicas e qualidade dos serviços, conforme planejado. “É entregar o que foi prometido, respeitando prazos e melhorando a vida da nossa gente”, afirmou. (AEN).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui