O candidato a prefeito Luciano Ducci (PSB), acompanhado do vice Goura (PDT), disse que vai resgatar a dignidade e valorizar a carreira dos servidores públicos da Prefeitura de Curitiba. A fala aconteceu na noite dessa quarta-feira (11), durante encontro que reuniu servidoras e servidores da Educação Municipal, além de candidatas e candidatos à Câmara Municipal, no Comitê de Campanha Ducci+Goura da Coligação Curitiba + Social e Humana (PSB, PDT, PT, PCdoB e PV).
“Sou funcionário de carreira da prefeitura e fui prefeito. Eleito, vamos tentar recuperar as perdas salariais, vamos retomar os planos de carreira e reorganizar os serviços públicos. Vamos começar pela Educação Municipal”, garantiu Ducci ao discursar ao lado do vice Goura (PDT). “Vamos regatar a dignidade de ser servidor público.”
Ducci criticou a gestão Pimentel-Greca pela administração desastrosa e contra as trabalhadoras e os trabalhadores da Prefeitura de Curitiba. “Eu sei o que vocês enfrentam com a política da atual prefeitura, que revogou os planos de carreira, que terceirizou e privatizou serviços, que não repôs as perdas salariais, que aplicou o Pacotaço”, declarou.
Concurso público
“Vamos realizar concursos públicos aos cargos da administração municipal de forma permanente. Os planos de carreiras, cargos e salários serão retomados. Assim, quem tiver direito vai progredir”, afirmou Ducci ao explicar que a campanha Ducci+Goura está divulgando uma “Carta Aberta às Servidoras e aos Servidores Públicos”.
Ducci também garantiu que o comando de órgãos municipais como o ICS (Instituto Curitiba de Saúde) e IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) serão comandados por servidores de carreira da Prefeitura de Curitiba. “Também o comando da Guarda Municipal”, acrescentou. “Os conselhos todos serão reativados.”
Fim dos 14% aos aposentados
O candidato a prefeito de Curitiba criticou ainda o confisco de 14% nas aposentadorias dos servidores imposto pelos ajustes fiscais, como o Pacotaço e outros, nos oito anos da gestão Pimentel-Greca. “14% é redução salarial, não é desconto, é um absurdo feito contra os aposentados”, destacou Ducci.
Ele disse que a proposta da campanha Ducci+Goura é isentar os proventos dos aposentados até quatro salários-mínimos e depois ir escalonando até no máximo 6 a 7%. “Essa é uma proposta que será discutida com as categorias, sindicatos e todas as partes envolvidas. É assim na democracia, e esse é um princípio de que nem eu nem o Goura abrimos mão”, afirmou Ducci.