Por proposição do deputado Ney Leprevost (União), foi realizada nessa segunda-feira, dia 28, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), “Sessão Solene alusiva aos 170 anos de Criação do Estado do Paraná”.
A surpresa do evento foi a presença do arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto, que aos 97 anos de idade, acabando de se recuperar de uma cirurgia, esbanjou vigor, lucidez e simpatia; sendo aplaudido diversas vezes.
O Paraná foi criado pela Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853, pelo Imperador Dom Pedro II. Em 15 de julho de 1854 o primeiro parlamento paranaense foi instalado. Em 27 de julho foi votada a primeira lei estadual, justamente a que estabeleceu Curitiba como capital, além de criar as Comarcas de Paranaguá, Curitiba e Castro.
Em seu pronunciamento, o deputado Ney Leprevost citou o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto que dizia “o Paraná é a terra de todas as gentes e essa é uma grande verdade, porque aqui miscigenaram-se os mais diversos povos que convivem com espírito solidário, construtivo para fazer do Paraná um estado humanitário e a quarta economia do país”.
A ex-governadora Cida Borghetti discursou em nome de todos os ex-governadores e agradeceu o deputado Ney Leprevost. “Essa solenidade nos permite celebrar o passado, o presente e o futuro”, disse.
Durante sua fala, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, desembargador Paulo Roberto Hapner, lembrou que “hoje é a data que comemoramos a promulgação da lei que criou a Província do Paraná. Naquele tempo existia uma briga política entre liberais e conservadores. Os liberais estavam apoiando a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, então, para promover um anteparo para que o levante gaúcho não avançasse, foi criada a província do Paraná”, afirmou.