(por Ruth Bolognese) – A Paraná Pesquisas mostrou que, a rigor, desde as primeiras sondagens feitas nesse ano para aferir a quantas anda a opinião do eleitor paranaense sobre os candidatos ao Governo no ano que vem, a fotografia é a mesma. Variações em pequenas doses e estão aí o ex-senador Osmar Dias, Urtigão, o simpático primo do Luan Santana, Ratinho Junior e a vice-governadora, a Belezura, em seus devidos lugares.
Do lado de fora desse quadro, a pesquisa mostrou que pode estar um eleitor em busca de um nome diferente, ou novo. Certamente as duas coisas. Surgem no páreo o prefeito de Guarapuava, Silvestri Filho, citado por 2,2% dos entrevistados e do presidente da poderosa Federação das Indústrias, Edson Campagnollo, com 1,7%.
Nenhum dos dois é conhecido, mas em tempos de Lava Jato e do derretimento progressivo da imagem dos políticos, é vantagem. E eles nem se apresentaram na condição de candidatos, como manda o figurino, mas sabem que tem gente observando e analisando as opções que existem fora da claraboia de tudo isso que aí está.
A democracia está aí para dar oportunidades a todo mundo. Quem souber aproveitar, pode surpreender.
O betinho um dia já foi novo, o rato Junior, o Skaf, até a mbl já foi novidade…
Mas as práticas são sempre as mesmas, novidade mesmo só quando a pf resolve dar batida e eles mudam os meios, mas pra manter os mesmos fins.
Ambos vão continuar no mais perfeito anonimato. Esta eleição, em que pese as ratazanas e assemelhados presentes, vai ser para gente grande. Em todos os sentidos. Muitas coisas vão para o palanque e a reforma de tudo que foi feito, os pacotes do richa incluidos, vão ser umas delas.
O) PR precisa se dar a chance de sair da mesmice. E arriscar uma mudança que definitivamente não vira de Guarapuava nem dos omissos e subservientes empresarios do PR.