Documentário sobre Anibal Khoury será lançado em 2022

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Produzido por iniciativa do deputado estadual Alexandre Khoury (PSB), será lançado no primeiro semestre de 2022 o documentário para cinema, TV e internet “Aníbal, um senhor deputado”. Anibal (1924-1999), também chamado de “Guru”, foi o político que maior controle exerceu sobre a vida paranaense no século 20, tanto do executivo, quando do legislativo e do judiciário. Alexandre é neto de Anibal.

O documentário é da produtora Action, de Nelson Jordão. A direção, pesquisas e roteiro são do comunicador Alan Langer. O material levantado por ele contém depoimentos sobre a vida e obra de Aníbal dados pelos ex-governadores Jaime Lerner, Roberto Requião e João Elísio.

Pontos salientes de momentos vividos pelo “Guru” estão sintetizados em depoimentos, entre outros, de Luiz Carlos Martins, Ricardo Almeida, Nelson Justus, Durval Amaral, Antonio Anibelli.

O filho de libaneses, de União da Vitória, cassado pelo movimento militar de 1964, sob acusações de má administração do dinheiro público, nunca deixou de influenciar a vida do Paraná. Mesmo cassado, sua casa, no Batel, e depois em seu apartamento na Visconde de Guarapuava, era palco de uma matutina peregrinação de homens públicos que lhe pediam algum tipo de apoio. Buscavam sobretudo a “benção” do “Guru”. Ninguém saia de lá sem uma decisão de Aníbal.

O melhor identificador desse enorme potencial decisório de Aníbal pode ser avaliado pelas vezes em que foi reeleito, e outras tantas com que seus afilhados conquistaram cadeiras no Executivo e Legislativo. No TJPR, a influência de Aníbal não foi menor. (As informações são do jornalista e professor Aroldo Murá).

Deixe uma resposta