DNIT explica contratação de empresa sem licitação

Diante da nota “DNIT contrata sem licitação empresa citada em investigação”, publicada neste blog no último dia 10, com base em informação postada pelo blog O Antagonista na mesma data,  o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de sua assessoria de imprensa, esclarece que a diretoria de Administração e Finanças do órgão  “realizou uma auditoria de todos os contratos vigentes com o propósito de promover a redução de despesa e compatibilizá-los às reais necessidades da Autarquia e ao montante de recursos disponíveis em cumprimento às exigências legais”.

E informa que está em tramitação um “processo licitatório de contratação de empresa para prestar suporte de atendimento remoto e presencial aos usuários e suporte ao ambiente computacional de infraestrutura do DNIT, em âmbito nacional, desde março de 2019, conforme processo 50600.012889/2019-03, com previsão de finalizar até julho”.

Acrescenta a assessoria de imprensa da autarquia  que, “para não comprometer a continuidade dos serviços, o DNIT realizou contratação emergencial após consultar interesse de mais de 60 empresas e reunir-se com 10 empresas especializadas renomadas do setor, todas devidamente registradas em ata de reunião, e assinadas pelos servidores participantes, conforme processo 50600.016561/2019-58. O resultado da contratação emergencial de R$ 8,7 milhões vai substituir dois contratos que atuam na sustentação da infraestrutura tecnológica (Central IT – R$ 28,8 milhões ano e empresa T&S Telemática – R$ 4,4 milhões ano) com uma redução de despesa de R$ 7,4 milhões no mesmo período”.

O esclarecimento diz ainda que a  “decisão de realizar a contratação emergencial decorre da complexidade do objeto e do tempo necessário que a nova gestão precisou para auditar e diagnosticar os contratos e não comprometer o desempenho das atividades do DNIT. Além disso, todas os eventos foram publicizados e transparentes para empresas do setor, sociedade e órgãos de fiscalização. A escolha da Central IT deveu-se em razão de apresentar o menor custo das quatro empresas que apresentaram proposta de preço para o escopo da contratação emergencial”.

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