Comércio de Curitiba teve queda média de 40% no Dia dos Pais

Consulta feita pela Associação Comercial do Paraná (ACP) entre a sua base de associados apontou que os comerciantes de Curitiba tiveram queda média de 40% nas vendas para o Dia dos Pais, números que refletem as dificuldades enfrentadas pelo varejo por causa da pandemia. Os números surpreenderam negativamente, pois na pesquisa prévia os lojistas estimaram uma queda de 20% em relação ao ano passado. O tíquete médio foi de R$ 50,00.

Na mesma sondagem, a ACP perguntou ao associado sobre o recente decreto municipal que estendeu o horário de funcionamento do comércio em mais duas horas, mantendo o fechamento aos sábados. Para 57% dos empresários, o horário estendido não está sendo vantajoso e 89% pedem a reabertura aos sábados – os demais se disseram indiferentes.

O presidente da associação, Camilo Turmina, disse estranhar a decisão da prefeitura de não atender o pedido para abertura das lojas na véspera do dia os pais. “Todo o comércio no entorno de Curitiba abriu para o dia dos pais, facilitando a vida dos comerciantes e consumidores, o que não aconteceu na capital. Não entendo: será que o vírus respeita a divisa de município? É lamentável que as decisões não sejam tomadas de acordo com o que a sociedade quer. Nossos gestores não estão ouvindo a sociedade. Precisamos de mais entendimento do poder público com a sociedade civil organizada. Por nós, o comércio de rua funcionaria das  10h às 18h e nos sábados das 9h às 13h”.

 

 

 

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