Desemprego cresce em junho no Paraná e atinge 648 mil pessoas

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A taxa de desemprego no Estado do Paraná subiu de 9,97% para 11,1% no mês de junho, de acordo com pesquisa que pretende identificar o impacto da pandemia no mercado de trabalho.  O total de pessoas desempregadas foi de 648 mil naquele mês, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra que no Paraná, em junho, o número de pessoas não ocupadas e que não procuraram trabalho, mas que gostariam de trabalhar foi de 875 mil – sendo 48 mil a mais em relação a maio.

Já o total de pessoas não ocupadas e que não procuraram trabalho por conta da pandemia ou por falta de trabalho na localidade, mas que gostariam de trabalhar foi de 427 mil – um aumento de 13 mil pessoas se comparado a maio.

De acordo com o relatório, em junho no Estado, do total de 574 mil pessoas que estiveram ocupadas e afastadas do trabalho: 411 mil foram afastadas devido ao distanciamento social – uma diminuição de 130 mil em relação a maio. Dessas 411 mil pessoas afastadas, cerca de 250 mil deixaram de receber remuneração.

A pesquisa também apontou que, em junho, o número de pessoas ocupadas e que trabalhavam de forma remota no Paraná foi de 478 mil, cerca de 12 mil a menos que em maio.

 

Deixe uma resposta