Desembargadora Sônia Regina de Castro é homenageada ao se aposentar do TJPR

A desembargadora Sônia Regina de Castro aposentou-se do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) nesta sexta-feira (16), ao completar 75 anos de idade. Na sessão dessa quinta-feira (15) da 4ª Câmara Criminal da Corte, a magistrada recebeu homenagens pela sua aposentadoria.

“Uma colega brilhante que teve uma carreira maravilhosa na magistratura. Sai de cabeça erguida por ter desempenhado um excelente trabalho”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

A desembargadora Sônia agradeceu as homenagens e a presença das autoridades durante a sessão. “Quero dizer da minha imensa honra em ter aqui pessoas tão ilustres. É só um até breve, vira a página de novo e a obra segue”. Logo depois, a magistrada falou para as mulheres presentes sobre a importância do papel feminino na magistratura paranaense. “Para mim, que fui uma das pioneiras, é uma honra e um orgulho imenso ver a participação de vocês, minhas colegas, a forma como vêm atuando na magistratura. Recebam o meu agradecimento como cidadã. A participação de vocês é fundamental”, completou a desembargadora.

História

Filha de João de Castro e de Regina de Castro, Sônia nasceu em Curitiba (PR) no dia 16 de fevereiro de 1949. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Paraná, na turma de 1973.

Ingressou na magistratura após concurso público, sendo nomeada em 11 de dezembro de 1978 juíza adjunta da comarca de Araucária. Aprovada em novo concurso, em 24 de março de 1983, foi nomeada juíza de Direito da comarca de Guaraniaçu. Judicou também nas comarcas de Cascavel e Curitiba.

Em 02 de fevereiro de 2000, foi nomeada juíza do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovida a desembargadora do Tribunal de Justiça.

Bacharela em História pela Universidade Federal do Paraná, lecionou Direito Penal e Criminologia na Universidade Federal do Paraná. Lecionou, ainda, na Faculdade de Economia e de Administração De Plácido e Silva e no Instituto Politécnico Estadual do Paraná. (Do TJPR).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui