DER-PR abre processo contra empresa do ferry-boat de Guaratuba

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) abriu processo administrativo contra a empresa BR Travessias, responsável pelo ferry-boat de Guaratuba, no litoral do Estado. A ação é uma resposta à decretação de estado de calamidade pública pela prefeitura do município  de Guaratuba em razão dos constantes problemas apresentados pelo serviço.

Em nota, o DER-PR afirmou que a abertura do processo pode resultar na quebra unilateral do contrato com a empresa responsável pelas balsas que permitem a travessia de pedestres e veículos entre Matinhos e Guaratuba

Já a empresa que opera o ferry-boat, após tomar conhecimento sobre o decreto anunciado pela Prefeitura de Guaratuba, emitiu um posicionamento.

Também por meio de nota, a concessionária admitiu problemas no transporte, mas citou investimentos já realizados no serviço.A BR Travessias Ltda informa que desde que assumiu a concessão, em 7 de abril de 2021, vem realizando todos os investimentos necessários para sanar deficiências e atender às determinações contratuais”, garantiu.

Além disso, a entidade destacou que cerca de R$ 8 milhões foram investidos em equipamentos e estruturas. Entre os pontos citados pela concessionária, há a informação de que as três embarcações que administra passaram por reformas.

Por fim, a BR Travessias disse reafirmar “seu empenho e a realização de investimentos permanentes no sentido de recuperar equipamentos, estruturas e oferecer um serviço de excelência que o usuário merece”.

O que diz o DER

“O Governo do Estado, por meio da Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, instaurou um Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade (PAAR) contra a empresa que opera o ferry-boat em Guaratuba, no litoral do Estado, por falhas na execução do trabalho. Tal medida pode levar à rescisão unilateral do contrato.

O Governo do Estado reforça que mantém ampla fiscalização da operação das balsas no litoral e que tem avançado, junto ao Ministério Público Estadual, nas tratativas para a construção da Ponte entre Guaratuba e Matinhos, projeto aguardado há décadas e que resolve o gargalo logístico da região.”

O que diz a BR Travessias

Sobre o decreto de calamidade baixado pela Prefeitura de Guaratuba e   publicado nesta terça-feira (11) no  Diário Oficial do município, a BR Travessias Ltda  informa que desde que assumiu a concessão, em 7 de abril de 2021, vem realizando todos os investimentos  necessários para sanar  deficiências e atender  às determinações contratuais.

A concessionária também informa que desde abril, até o final de dezembro de 2021,  foram investidos cerca de 8 milhões em equipamentos e estruturas. 

Os três ferrys de propriedade do DER, sob  responsabilidade da BR  Travessias  foram reformados. Tiveram  praticamente toda a parte mecânica e elétrica trocadas.  Os equipamentos também receberam  novos motores  e pintura superficial para conter a ferrugem presente em toda parte. Também foram necessárias reformas nas pontes de acesso aos flutuantes, que apresentavam riscos à segurança do usuário e  nas instalações elétricas e hidráulicas do edifício em que funciona a administração da concessionária.

A empresa reafirma  seu empenho e a realização de investimentos permanentes  no sentido de recuperar equipamentos, estruturas e oferecer  um serviço de excelência que o usuário merece, o que,  reconhece, ainda não alcançou, assim como de cumprir todas as determinações contratuais, nos prazos estabelecidos.”

(Da Rádio Band B).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui