O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fixou novas datas para a licitação do ferryboat, que faz a travessia da Baía de Guaratuba, e que haviam sido adiadas.
O recebimento dos documentos ocorrerá no dia 16 de novembro, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30 no protocolo geral do departamento, em Curitiba. A abertura das propostas está marcada para o dia seguinte, 17 às 14h, no auditório do órgão. As informações são do Correio do Litoral.
A concorrência pública para escolher a nova concessionária da travessia da baía teve início ainda em 2019 e foi adiada diversas vezes. A última vez foi em setembro último, a pedido da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), que realizou audiência pública para debater o regulamento do serviço. A entrega das propostas estava marcada para o dia 15. Cinco dias antes, o DER adiou a data por tempo indeterminado.
A audiência aconteceu no dia 19 de setembro, de forma virtual. Desde então, o DER fez algumas modificações, mas não houve uma republicação do edital conforme o órgão informou que faria.
A travessia de veículos e passageiros por ferry boat entre os municípios de Matinhos e Guaratuba está sob responsabilidade da concessionária Travessia de Guaratuba (F. Andreis). O contrato venceu em abril do ano passado, e foi prorrogado para que o governo conseguisse licitar nova concessão.
O novo contrato terá prazo de 10 anos e o valor estimado é de R$ 134 milhões. O edital prevê ressarcimento da concessionária se acontecer a construção de uma ponte sobre a baia antes dos 10 anos.