A empresa potiguar Construtora A. Gaspar S/A, que ofereceu o menor preço para construir a Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, foi inabilitada. A informação é da jornalista Elvira Fantin, do portal Gazeta do Povo.
De acordo com a comissão de julgamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a companhia não atendeu a todos os critérios de capacidade operacional e de capacidade profissional.
A segunda colocada, a empresa paranaense Arteleste Construções Ltda, foi convocada pelo DER para apresentar planilha de preço e documentos de habilitação, que serão analisados pela comissão, com o resultado sendo publicado nos próximos dias no portal Compras Paraná e Licitações-e.
Os valores apresentados pelas duas primeiras classificadas no processo licitatório foram bem parecidos. A empresa do Rio Grande do Norte solicitou R$ R$ 386.799.000,11 para fazer a obra.Ea segunda colocada pediu R$ 386.803.553,00. No total, seis empresas concorreram.
Segundo a jornalista, o DER esclareceu que a primeira colocada foi desclassifica porque, em relação à capacidade operacional, “não comprovou, mediante apresentação de atestado/certidão, ter executado, a qualquer tempo, pelo menos 1 (um) Obra de Arte Especial, de no mínimo 600 metros de extensão, com trecho estaiado, área de tabuleiro mínima de 14.057 m², executada com método de balanço sucessivo e vão livre compatível com a obra do objeto”.
Ponte de Guaratuba
A obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com três metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.
Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.
Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.
Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.