Deputados estaduais do bloco PT/PDT entraram nesta quinta-feira (24) com representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) contra o deputado Soldado Adriano José (PL), que da tribuna da Casa xingou e ofendeu o deputado Renato Freitas (PT), chamando-o de “bosta”.
Assinam a representação os deputados Professor Lemos, Requião Filho, Arilson Chiorato, Ana Júlia, Dr. Antenor, Goura, Luciana Rafagnin e Renato Freitas. Dirigindo-se ao parlamentar petista, Soldado Adriano disse: “Para mim, você é um covarde, um hipócrita, um demagogo e um bosta”.
Os xingamentos ocorreram depois de Freitas ter denunciado, momentos antes, na tribuna, uma abordagem violenta de policiais militares em Pitanga.
Na representação, os signatários destacam que as falas de Adriano José ferem diversos dispositivos do Regimento Interno e configuram quebra de decoro: “Adriano José ofendeu a moral de Renato Freitas, chegando a chamar de ´bosta’ na Tribuna, durante uma sessão ordinária. Esta conduta deve ser inaceitável e fortemente repreendida, a fim de que seja mantido a ética e o respeito entre os parlamentares. Se nenhuma punição for aplicada, a honorabilidade e o ambiente democrático do debate desta Casas serão perenemente afetados. Ou agora será permitido chamar os demais deputados de ‘bosta’?”