Deputado pede solução para balsa encalhada na Baía de Guaratuba

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
O deputado estadual Galo (Podemos) está solicitando com urgência uma solução para o caso da balsa encostada na Baía de Guaratuba, litoral do Paraná, há muitos anos, e que tem atrapalhado o sistema de navegação já complicado nos últimos tempos com os frequentes casos de balsas à deriva. O parlamentar irá realizar uma reunião com a Marinha, marcada para esta quarta-feira  (11), quando tratará desse assunto e de outros relacionados ao ferry boat.

A balsa de grandes proporções está aposentada e a sua retirada se faz necessária no sentido de facilitar a navegação na região. O deputado lembra que existe uma lei internacional que regulamenta embarcações abandonadas ou em fim de vida útil, sendo que cada país com suas regras específicas repassa à estados e municípios a incumbência de reger a questão. As zonas costeiras representam a transição entre os meios aquático, aéreo e terrestre.

A própria Constituição Federal de 1988, define a zona costeira como “ patrimônio nacional” destacando que “ as embarcações abandonadas dificultam a navegabilidade, poluem o meio ambiente e são um péssimo cartão de visitas para as cidades, pois costumam ser deixadas próximas a zonas portuárias ou vilarejos, o que é exatamente o caso desta embarcação.

Por tudo isso que foi exposto, o deputado Galo irá, nesta reunião expor estes dados, e definir junto à Marinha, municípios de Matinhos e Antonina e governo do Estado, o que poderá ser feito para que, finalmente esta balsa possa ser retirada do local onde está há tantos anos.

Deixe uma resposta