Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou um governo marcado por “radicalismo ideológico” contra o setor. O parlamentar paranaese anunciou que já tem emendas parlamentares prontas para derrubar atos do atual governo que, segundo ele, “esvaziaram” o poder do Ministério da Agricultura.
Alinhado à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o agronegócio, Lupion citou três mudanças que a bancada quer reverter no Congresso Nacional. Os ruralistas cobram o retorno do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o Ministério da Agricultura, que centraliza as ações de regularização fundiária e que foi transferido para o Ministério do Meio Ambiente.
As outras duas prioridades são a retomada de dois órgãos que o Ministério da Agricultura perdeu para o novo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar: a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).