Num tom agressivo e com uso de palavra de baixo calão, o deputado estadual Soldado Adriano José (PP) ocupou na tarde desta segunda-feira (21) a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para xingar o deputado estadual Renato Freitas (PT) que, momentos antes, havia denunciado uma ocorrência no município de Pitanga envolvendo dois policiais militares que espancaram e arrastaram “duas pessoas em situação de rua, de idade e visivelmente embriagadas”.
Depois de afirmar que a Polícia Militar vai apurar o caso, Adriano José disparou contra o parlamentar petista:”Toma vergonha nessa sua cara, lava sua boca para falar da Polícia Militar ou para qualquer uma das forças de segurança aqui do Estado do Paraná. Você não tem moral para falar de nenhuma das forças de segurança aqui do Estado do Paraná. Você, sim, é um covarde. Você disse que as forças de segurança, a Polícia Militar, que os policiais são covardes. Pra mim, você é um covarde, um hipócrita, um demagogo, um bosta. Se você não gostou deputado, pega eu”. De forma irônica, Freitas observou: “Ê, quinta série…”
Em dado momento de sua fala, Adriano José foi interrompido pelo presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), que pediu para o parlamentar retirar a expressão covarde. Adriano disse que não a retiraria e que o presidente ficasse à vontade para fazê-lo. Traiano, então, pediu que a expressão fosse retirada das notas taquigráficas.
O líder do PT na Casa, deputado Requião Filho, por sua vez, afirmou que Adriano José passou do ponto e que houve quebra de decoro. E pediu o respeito de todos os parlamentares ao deputado. “Ninguém aqui é obrigado a gostar do Renato Freitas, mas todos são obrigados a respeitar o Renato e os seus votos”, disse Requião Filho.
Já o presidente estadual do PT, deputado Arilson Chiorato, informou que serão tomadas as medidas cabíveis contra as ofensas deferidas ao deputado Renato Freitas. O líder do governo, deputado Hussein Bakri (PDS), garantiu que o episódio de Pitanga está sendo devidamente investigado.