Defasagem da tabela do Imposto de Renda chega a 104%

De acordo com um estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco),  a defasagem da correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pela inflação alcançou a marca de 103,87%.

Se a tabela tivesse sido corrigida pela inflação acumulada, ficaria isento de pagar o tributo quem ganha até R$ 3.881,65. O valor atual é de R$ 1.903,98. Desde 2016, não há correção da tabela.

A defasagem leva em conta o período de 1996 até dezembro de 2019. Os dados foram fechados nesta sexta-feira (10), depois do anúncio feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do IPCA  em 2019, que acumulou alta de 4,31%, contaminado pela aceleração dos preços dezembro devido à alta da carne.

A não correção da tabela pelo índice de inflação faz com que o contribuinte pague mais Imposto de Renda do que pagava no ano anterior.

O estudo do Sindifisco mostra que há diversos casos de contribuintes cujos rendimentos tributáveis estão muito próximos do limite superior de uma das faixas do IR. Se esses contribuintes obtiverem um reajuste nos seus rendimentos igual à inflação anual no ano seguinte, serão tributados à alíquota da faixa imediatamente superior. Dessa forma, ao não corrigir integralmente a tabela do IRPF, o governo se apropria da diferença entre o índice de correção e o de inflação, reduzindo a renda disponível de todos os contribuintes.

A correção pela inflação evitaria uma distorção comum na política tributária brasileira dos últimos 23 anos: o pagamento de mais imposto de renda, mesmo por aqueles que não tenham auferido ganhos reais.  “A não correção integral da tabela faz com que muitos daqueles que não ganharam mais ou mesmo ganharam menos, paguem mais”, diz o estudo, que avalia que a não correção leva à ampliação das desigualdades. (Informações de O Estado de S. Paulo).

 

3 COMENTÁRIOS

  1. O “ministro” de Minas e Energia defendeu a entrega de grana pra igrejas dizendo que 30 milhoes de subsidio não são nada.

    Logo vi. Alguem tem que pagar a conta. E , neste caso, sobra pro mais pobre. Ainda bem. Tomara que fiquem cada vez mais pobres pra aprender a votar. Derrubaram quem não achacava o trabalhador pra eleger uma quadrilha.

    Moro incluido e fazendo pose junto com a milicia.

    • Ate outro dia vc tava defendendo este “governo”. Mudou de ideia? Percebeu que elegeu uma milicia ou e so pra fazer pose?

      Me engana que eu gosto. se os outros não tem memoria azar o deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui