De Vital Brazil a Traiano

O psicógrafo do Contraponto foi acionado na madrugada desta quinta-feira para que fosse portador de uma carta do além para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano. Era o cientista Vital Brazil que punha em transe o nosso psicógrafo, fazendo-lhe escrever, em síntese, uma pergunta: para que serve mesmo a Assembleia Legislativa?

 

Ilustríssimo sr. dr. deputado: sei que o sr. é um homem extremamente ocupado, e talvez não me conheça. Ou tenha ouvido vagamente a falar no meu nome. Talvez tenha lido uma coisinha aqui ou ali. Não sou autor de grandes e importantíssimas leis, como as que são votadas em assembléias legislativas país afora.

Eu sou apenas um sanitarista, originário de família humilde que estudou no Rio de Janeiro e com muito esforço conseguiu uma bolsa de estudos para o Instituto Pasteur, em Paris. Sou considerado um dos maiores inventores brasileiros de todos os tempos. No século passado inventei o sôro antiofídico, o sôro antitetânico o sôro antidiftérico e o sôro contra picadas de escorpião.

Dá pra ter uma leve ideia do impacto que essas invenções tiveram na história da saúde pública mundial. Eu criei uma instituição que é muito conhecida dos brasileiros, o Instituto Butantan, em São Paulo. Na verdade eu escrevo ao sr., Dr. Ademar,  apenas para que me satisfaça uma curiosidade científica: eu gostaria de saber exatamente para que serve a instituição que o sr. dirige, e se ela vale o quanto custa para a sociedade paranaense.

Como pesquisador, gostaria de saber quais as leis aprovadas os últimos anos que realmente tiveram impacto na vida dos cidadãos do seu estado. Ah! Não vale citar aqueles projetos que são de autoria do executivo. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Se  bem que em política esse axioma nem sempre é verdadeiro.  O que me intriga é o orçamento. São cerca de 700 milhões de reais por ano. Para atender 54 deputados,assessores, uma frota sempre renovada de carros, uma TV própria, restaurante, clínica. É um orçamento maior que o de 391 municípios paranaenses. Maior que de cidades como Colombo, Guarapuava, Toledo, Paranaguá e Apucarana, por exemplo.Tem cerca de 1600 funcionários, sendo que 1300 são comissionados.

O Instituto Butantan, que eu criei, emprega pouco mais de 800 funcionários. Tem um orçamento proporcionalmente inferior. E fabrica vacinas contra febre amarela, dengue, antirrábica, Hepatite B. Além de produzir os sôros que eu já citei… e esses medicamentos são distribuídos no Brasil todo e exportados mundo afora. Mas creio que a assembléia do Paraná seja realmente produtiva e indispensável.

Gostaria  apenas de saber como? São apenas curiosidades de um cientista aposentado, mas sempre ávido de conhecimento. As respostas que o sr. tem às minhas perguntas , tenho certeza, ajudarão a melhorar ainda mais a já positiva imagem que os eleitores têm de seus eleitos. As perguntas podem parecer tolas ou até inoportunas, por isso peço antecipadamente que me perdoe. Sou apenas um especialista em venenos de animais peçonhentos. Se o sr. tiver alguma dúvida sobre o assunto, pode me escrever. Talvez seja de alguma utilidade. A gente nunca sabe onde pisa, não é mesmo?

Cordiais saudações:
V.B.

2 COMENTÁRIOS

  1. Grandes perguntas para pequenas respostas. Ótimo texto! Duvido que o presidente da assembléia entenda. Não dá para fazer uma edição ilustrada para melhor compreensão dos deputados?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui