De novo, mais promessas de resolver problema do pedágio

A governadora Cida Borghetti formalizou no ministério dos Transportes pedido para que a União renove o convênio de delegação ao estado das rodovias federais que fazem parte do Anel de Integração. A delegação terminaria em 2021, mesmo ano do fim do prazo das concessões dos 2.500 quilômetros de estradas do Anel, 1.800 dos quais federais.

Depois de Jaime Lerner, que em 1997 assinou os primeiros contratos e, logo em seguida, baixou tarifas pela metade, Cida é a sexta titular do Palácio Iguaçu desde então. Já passaram por lá Roberto Requião (duas vezes), Orlando Pessuti (9 meses), Beto Richa (outras duas vezes) e agora Cida. Incluindo o “baixa ou acaba” de Requião, todos os governantes fizeram promessas (nunca cumpridas) para dar solução a um problema que só tem servido para alimentar campanhas eleitorais.

Em reunião com o ministro Valter Casimiro, a governadora abriu negociações para que os governos estadual e federal estudem juntos um novo modelo de concessões a ser licitado antes do término dos atuais contratos. A intenção – eis a repetição das promessas – é reduzir as tarifas em pelo menos 50% e retomar as obras de duplicação previstas no contrato original, de 1997.

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