Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada no início da noite desta quinta-feira (18), mostra crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar com 32%. A liderança ainda é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 47%. A diferença entre os dois, na simulação de primeiro turno, é de 15 pontos percentuais.
Em maio, a distância era de 21 pontos e, em julho, de 18. Diante da pesquisa anterior, feita em 27 e 28 de julho, o cenário é um pouco mais favorável para o presidente. Lula se manteve com os mesmos 47%, enquanto Bolsonaro avançou três pontos, mantendo uma curva suavemente ascendente.
Lula continua na frente no Nordeste, com 57% contra 24%. No Sudeste, Lula aparece com 44% e Bolsonaro, com 32%, No Sul, Bolsonaro supera Lula por 49% a 43%, mantendo vantagem no Centro-Oeste batendo Lula por 42% a 36%. No Norte, há empate com Bolsonaro à frente (43% ante 41%).
O ex-governador Ciro Gomes (PDT) estacionou em 7%, ante 8% do levantamento passado. A senadora Simone Tebet (MDB) está com os mesmos 2% das intenções de voto. Completa o quadro Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Leonardo Péricles (UP), Felipe D’Ávila (Novo), Soraya Thonicke (UB), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuam.
O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça-feira (16), data do começo da campanha de rua, e esta quinta-feira (18). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de São Paulo e TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09404/2022.