O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, permanece na frente da corrida pelo Palácio do Planalto, agora com 26% das intenções de voto, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira. O presidenciável, que segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e está há mais de uma semana sem fazer campanha, oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro, na comparação com o levantamento divulgado no início da semana.
Em segundo lugar, Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) estão empatados, ambos com 13% — o pedetista se manteve estável, enquanto o petista subiu quatro pontos percentuais, o único candidato a crescer além da margem de erro. A dupla está tecnicamente empatada, no limite da margem, com Geraldo Alckmin, que oscilou um ponto para baixo e aparece com 9%. Marina Silva (Rede) caiu três pontos e tem 8%, em empate técnico com o tucano.
A leitura das três pesquisas Datafolha divulgadas após o início da campanha eleitoral projeta perspectivas distintas para os candidatos do bloco da frente. Bolsonaro vem consolidando sua posição de liderança: na primeira pesquisa da série, divulgada no fim de agosto, a distância dele para a segunda colocada, então Marina, era de seis pontos percentuais (22% a 16%) — agora é de treze pontos para os dois adversários que vêm em seguida, Ciro e Haddad (26% a 13%).
O petista, por sua vez, está em trajetória acelerada de ascensão e triplicou o desempenho em três semanas: tinha 4% em 22 de agosto, passou para 9% em 10 de setembro e agora tem 13%. Com a subida, alcançou Ciro, que iniciou a série com 10% e chegou a 13% no início da semana, mesmo patamar da sondagem veiculada na sexta-feira.