Dada a largada para o maior evento brasileiro de cidades inteligentes

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Foi dada a largada para a terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, que deve reunir 15 mil pessoas de todo o mundo. O Smart City Expo Curitiba estará de volta nos dias 24 e 25 de março de 2022, com a cerimônia de lançamento realizada nesta semana, em evento para convidados. Com o tema “New cities for new humans” (novas cidades para novos seres humanos), o evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes, chancelado pela Fira Barcelona – com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países e será realizado em Barcelona na próxima semana, entre os dias 15 e 19 de novembro.

Melhor capital para se viver – Os diretores do iCities já chegaram a Barcelona e, a partir deste sábado (13), lideram a quarta comitiva brasileira ao evento, ao lado do Global Business e da La Salle Technova. A Comitiva para Barcelona já levou brasileiros a mais de 60 visitas e reuniões exclusivas, com integrantes que reúnem de prefeitos a empresários e técnicos interessados no tema. A comitiva de brasileiros conta com mais de 60 inscritos, número recorde, e vai testemunhar a mais nova premiação internacional a que Curitiba concorre, ao lado de smart cities de todo o mundo.

Sede do Smart City Expo no Brasil, Curitiba é ranqueada entre as três cidades mais inteligentes do país desde 2018. Além disso, foi eleita a melhor capital do país para se viver, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), e é a única cidade brasileira a integrar a lista Smart21 Intelligent Communities de 2020, realizada pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF).

A temática do evento de 2022 chama a atenção para o novo modo de viver que emergiu após a pandemia, e vai explorar os desafios que as cidades devem vencer para melhorar a vida de seus moradores. “As conexões nunca foram tão importantes, tanto as interpessoais quanto as tecnológicas e as do plano pessoal, do indivíduo consigo mesmo. Mas agora elas se expandem e se voltam para a cidade, principal palco da vida em sociedade. É por isso que as cidades inteligentes se destacam como referências da retomada econômica e busca pela qualidade de vida, ao utilizar com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social”, diz Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities.

Na edição de 2019 (última presencial antes da pandemia da Covid-19), o Smart City Expo Curitiba reuniu 7 mil pessoas no Expo Barigüi. A expectativa de público para 2022 é de 15 mil pessoas, somando o público presente e o que deve acompanhar a programação digital.

“O Parque Barigüi foi escolhido mais uma vez como local para o Smart City Expo Curitiba por unir belezas naturais e incentivo à sustentabilidade, com duas fontes de energia renováveis que abastecem suas dependências: uma usina fotovoltaica e uma miniusina hidrelétrica”, destaca Marcelino, antecipando que o Parque Jaime Lerner – que reúne a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski e será inaugurado em 2022 – terá uma programação especial durante o evento.

Smart City Expo Curitiba 2022 – New cities for new humans

Data: Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Expo Barigui (Parque Barigui – Curitiba)

Informações: https://www.smartcityexpocuritiba.com/

Na foto:  Caio Castro, Beto Marcelino e Eduardo Marques, Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, e Marcelo Rangel, superintendente de Inovação do Governo do Paraná. ( Daniel Castellano / SMCS).

Deixe uma resposta