Curitiba prorroga até esta sexta-feira atuais medidas restritivas da bandeira laranja

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Curitiba prorrogou até sexta-feira (28) as atuais medidas da bandeira laranja (risco médio para covid-19). A decisão partiu do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, que esteve reunido na tarde desta terça-feira (25) para avaliar os indicadores da pandemia na capital.

No momento, a pontuação da bandeira fechou em 2,65, muito próximo dos 2,70 que eleva o alerta ao risco máximo (Bandeira Vermelha). Mesmo com um cenário de ascenção, em razão dessa instabilidade, os técnicos optaram pela prorrogação das medidas até uma nova análise na sexta-feira.

Os indicadores levam em consideração o aumento do número de novos casos da doença, casos ativos, taxa de transmissão e ocupação de leitos.

Curitiba está hoje com uma taxa de 1.10 para transmissão do novo coronavírus (RT). Isso significa que 100 pessoas contaminadas podem transmitir a doença para outras 110 e indica elevação do nível de alerta da pandemia na cidade. Quando o RT fica abaixo de 1.0, significa queda.

A ocupação de leitos para covid-19 na cidade também está em alta. Na manhã desta terça-feira (25/5), a Central Metropolitana de Leitos estava com 369 pessoas aguardando vagas para internamentos, sendo 176 para UTI e 193 para enfermarias. Deste total, 136 estavam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba, e as demais aguardavam a vaga em UPAs da Região Metropolitana.

Deixe uma resposta