Curitiba ganha Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nesta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a criação da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, com requerimento protocolado por Herivelto Oliveira (Cidadania) e apoiado por dez vereadores da capital do Paraná. “É uma ideia que surgiu no último Congresso Smart City e há o exemplo de uma frente parlamentar nesse sentido no Congresso Nacional”, justificou Oliveira.

Herivelto Oliveira explicou que o objetivo da nova frente parlamentar é centralizar os assuntos voltados à tecnologia, como acompanhar a implantação do videomonitoramento inteligente do projeto Muralha Digital e o funcionamento da bilhetagem eletrônica do transporte público. Com ele, compõem a frente Nori Seto (PP), Sidnei Toaldo (Patriota), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Amália Tortato (Novo), Professor Euler (MDB), Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (União), Hernani (PSB) e Ezequias Barros (PMB). Em deliberação interna, o grupo de vereadores elegeu Herivelto Oliveira para presidente e Amália Tortato para vice-presidente da Frente da Inovação.

Com a criação, a CMC passa a ter sete frentes parlamentares, que são grupos suprapartidários, regulamentados pelo ato 3/2013, da Mesa Diretora. A frente parlamentar não traz custos adicionais para a CMC, pois às suas atividades é vetada a “contratação de pessoal, fornecimento de diárias, passagens aéreas e demais despesas”. Elas têm direito a solicitar o espaço físico do Legislativo, desde que não haja interferência nas sessões plenárias e nas reuniões de comissões.(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC).